Informações

Que alimentos são adequados para a esquizofrenia ? E quais não são.

A alimentação pode ajudar a diminuir os sintomas negativos que acompanham a esquizofrenia. Cuidar da alimentação é muito importante para estas pessoas que se desentendem com a realidade e tem uma tendência para descuidar-se de aspectos tão importantes da vida como a higiene pessoal ou a dieta. A família deve se conscientizar dessa realidade e proporcionar aos esquizofrênicos uma alimentação regular com ingredientes que resultam grandes benefícios.

Alimentos adequados para o portador de esquizofrenia.

Entre os alimentos aconselhados para a esquizofrenia temos:

– Alimentos ricos em ácidos graxos Omega 3 : Ficou comprovado como os portadores de esquizofrenia geralmente tem baixos níveis de ácidos graxos ômega 3. A ingestão de alimentos ricos com esses ácidos ajuda a compensar o desequilíbrio. Peixe ( sardinha, bacalhau, atum, etc ), os azeites vegetais como o de linhaça, germe de trigo ou de soja são ricos desse componente. Entre os vegetais que o contém se encontram: a beldroega, o alface, a soja, como espinafre, morangos, pepino, couves, repolho, abacaxi, amêndoas ou nozes.

– Alimentos ricos em vitamina B: Muitas vitaminas do complexo B estão relacionadas com o bom funcionamento do cérebro. Estas vitaminas nutrem o sistema nervoso e ajudam a prevenir muitas doenças neurais. Como, por exemplo, as deficiências com vitamina B1 ou tiamina se traduzem em disfunções neurológicas e mudanças mentais importantes. A deficiência de vitamina B9 ou acido fólico pode levar a depressão, problemas de memória ouy mudanças de humor. A ingestão de alimentos ricos em vitamina B evitará que se agravem os sintomas da esquizofrenia.

– Alimentos ricos em vitamina C, vitamina A e vitamina E: A vitamina C, a vitamina A e a vitamina E possuem propriedades antioxidantes. São capazes de neutralizar os efeitos negativos que os radicais livres exercem sobre as células do cérebro. O portador de esquizofrenia deve comer alimentos ricos dessas vitaminas para melhorar seu estado mental.

Alimentos desaconselhados para o portador de esquizofrenia

Entre os alimentos não adequados para a esquizofrenia temos:

-Alimentos ricos em gorduras: Os esquizofrênicos são submetidos a uma medicação que geralmente aumenta o peso. Para evitas que os doentes fiquem obesos é necessário reduzir ao máximo possível as comidas gordurosas como carnes gordas, manteiga, margarina, óleos, inclusive os vegetais, bacon, devem ser usados com moderação assim como o consumo de frutas secas.

Por outro lado se acredita que a ingestão de gorduras, especialmente as saturadas, e o açúcar são responsáveis pela diminuição da produção do fator neutrópico BDNF ( siglas correspondentes a forma inglesa: Brain-derived neurotrophic fator ) um elemento importante para o bom funcionamento do cérebro já que este permite uma adequada transmissão dos impulsos nervosos.

– Alimentos com glúten e lactose: Foi comprovado que a ingestão de alimentos com gluten ou lactose pioram os sintomas da esquizofrenia. Deve evitar-se ou ingerir com moderação as comidas feitas com aveia, centeio, cevada ou trigo ou produtos derivados deles porque contem glúten. É conveniente não beber ou moderar o consumo de leite ou seus derivados por conter a lactose.

“traduzido por um voluntário” do espanhol / BR 😉 Obrigado Willian
http://www.botanical-online.com/medicinalsesquizofreniaalimentacion.htm
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
4 Comments

4 Comments

    Leave a Reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Most Popular

    To Top