Inclusão e Diversidade – Sala de Convidados

Sala de Convidados – Inclusão e Diversidade: a Lei 8.213 foi sancionada em julho de 1991 com o objetivo de estimular a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A Lei de Benefícios da Previdência Social, mais conhecida como Lei de Cotas, estabelece metas do percentual a ser preenchido por pessoas com deficiência nas empresas. O texto estabelece que companhias com cem ou mais funcionários destinem entre 2% e 5% das vagas a essas pessoas. Em 2019, a Lei 8.213 completou 28 anos e, se é possível dizer que ela aumentou a participação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, também é possível constatar que essa participação ainda é pequena. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 45,6 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência e menos de 1% desse total, cerca de 403 mil, estão inseridos no mercado de trabalho. Entre os problemas, estão empresas que descumprem o percentual de contratação exigido na lei.

Nesta edição, a apresentadora Yasmine Saboya conversa sobre o tema com a advogada e consultora empresarial para empregabilidade de pessoas com deficiência Joana Querete; a diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) e membro da Comissão de Defesa de Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/RJ, Magda Hruza Alqueres; a analista de recursos humanos Diane Wegbrayt; e a arquiteta, membro do Conselho Municipal de Pessoas com deficiência do Rio de Janeiro (COMDEF RJ), coordenadora do Núcleo Pró-acesso da UFRJ e coordenadora da Comissão de Acessibilidade do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU RJ), Regina Cohen. Elas discutem o que efetivamente mudou no tempo de vigência da Lei 8.213/91; avaliam o que pode ser feito para incluir com mais efetividade as pessoas com deficiência e falam sobre os benefícios da diversidade para as empresas e para a sociedade como um todo.

Programa exibido em 30 de janeiro de 2020

Apresentadora: Yasmine Saboya

O Sala de Convidados é um programa idealizado para a participação do espectador. Perguntas e comentários podem ser enviados a qualquer momento durante o programa ao vivo, que vai ao ar às terças-feiras, às 11h, no Canal Saúde.

Não deixe de se inscrever aqui em nosso canal no YouTube.
Curta o vídeo e ajude o Canal Saúde a divulgá-lo compartilhando com os amigos.

E não se esqueça de:

Conhecer nosso site:
http://www.canalsaude.fiocruz.br

Curtir nossas páginas no Facebook:
https://www.facebook.com/canalsaudeoficial/

E nos seguir no Twitter e no Instagram:

http://instagram.com/canalsaudeoficial

Para sugestões, dicas, críticas ou para enviar perguntas para o Sala de Convidados, envie e-mail para:
canal@fiocruz.br

entre em contato gratuitamente pelo telefone:
0800-701-8122

ou pelo WhatsApp: 21 99701-8122

SDC 0490

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular

To Top